Ola amigos depois desse problemas que estavamos passando, aproveitamos para comemorar o aniverário do Marcilio em grande estilo. E porque nao conhecermos um dos mais antigos sitios arqueológicos que se tem noticia na América Andina, Tiahuanaco.
No sabado acordamos por volta das 5:30 a.m para pegarmos uma van que nos levaria até o vilarejo de Tiahuanaco, essa van sai por $10 bolivianos(R$3,50) e nos deixa em frente ao museu e a entrada no sitio.
A distancia é de aproximadamente 160km saindo de La Paz. A viagem é tranquila. só a saida da capital é um pouco cansativa pois o transinto nao ajuda muito e também o engarrafamento. Depois desse sufoco se pega uma estrada num estado bom e em 90 à 120 minutos chegasse no sitio.
Chegando lá a entrada para estrangeiros, nao importa a nacionalidade, sai por $80 bolivianos(R$25,00), nós como pobres malabaristas sulamericanos tinhamos o dinheiro mas iria acabar ficando pesado pois seriam ao todo $160 bolivianos e lembrando que tinhamos que chegar com essa grana ainda no Peru e nao poderiamo mais trabalhar, ainda que nos disseram em La Paz que a entrada para latino americano era mais barata saindo pela metade. Resolvemos negociar com o responsável pela entrada no parque. Depois de 171 que demos um funcionário nos chamou para o canto e cobrou $100 bolivianos para nos dois e óbvio eles iriam ficar com a grana. Nos concordamos de um lado eles de outro e o trambique estava feito.
Ele acionou o guarda da portaria e fomos liberado para entrar no sitio.
Pode-se conhecer o sitio em mais ou menos 2:30 ver coisas como sua arquitetura, algumas "esculturas", o local que era realizado os rituais sagrados,etc.
Depois podemos conhecer o museu que tem bastante informaçao como materiais artesanais,de caça,vestimentas e um pouco mais da cultura desse povo.
O passeio é realmente muito interessante sendo uma oportunidade ótima para que quer conhecer um pouco mais daquela regiao boliviana.
Depois do passeio fomos almoçar no centro da cidade de Tiwanaku que também é historica, só que com construçoes espanholas e ainda tivemos a oportunidade de ver um casamento tradicional boliviano desta regiao.
Foi um dia muito bonito no final da tarde tivemos a oportunidade de assistir um belo por-do-sol da Igreja central de La Paz.
Depois voltamos para o hotel para arrumarmos nossas coisas e prepararmos para no dia seguinte irmos para Copacabana conhecer o lago Titicaca e de lá irmos para Puno no Peru.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ai galera vou re-editar esse post depois nao está completo!!!
ResponderExcluir