sexta-feira, 16 de abril de 2010

Viagem para Cochabamba

Ola amigos depois de uma semana na cidade de Sta. Cruz de la Sierra pegamos o ônibus para Cochabamba, como tinha dito quando cheguei em Sta Cruz,já na rodoviária era incrível o número de cambistas vendendo passagens para Cochabamba. Depois de negociarmos compramos a passagem por $30 boliavianos(R$8,50) o ônibus saia as 10 horas da manha e chegaria a Cochabamba por volta das 17 horas. O percurso era de 450km, estranhei porque levava tanto tempo mais ao longo da viagem iria saber por que.
Entramos no ônibus e vimos porque a passagem era tao barata, muito dos onibus bolivianos, assim como os carros já foram utilizados em outros países. No caso do ônibus, era de fabricaçao brasileira que deveria ter sido usado na década de 90. Nao tinha ar e muita segurança e também nao tinha banheiro como estamos acostumados no Brasil quando pegamos ônibus na rodoviaria mas também estava em um estado bacana pelo preço que pagamos.
Ao longo da viagem assim como nas outras que fizemos muita gente vendendo coisas no ônibus de comidas, até remédios de medicina alternativa entre outras coisas.
As estradas na bolivia também sao privatizadas assim como no Brasil andamos uma média de 200 km e fizemos a parada para almoçar, comemos os famosos pollo (frango) com arroz e uma salada. Depois comeceçamos a visualizar os montes ou andes bolivianos. Ao longo da viagem tinhamos oportunidade de ver muitos rios que na sua maioria já estavam seco devido ao período de seca e a paisagem também era muito bonita em alguns momentos.
Subindo os andes vimos porque a viagem iria demorar, muitas curvas e alguns pontos muito perigosos mas com a habilidade do motorista nao tivemos problemas. Começamos a subir e o frio começou a apertar assim como a falta de ar. Passamos em alguns pontos em que podiamos ver a cultura boliviana na sua essência, com as mulheres usando seus trajes característicos, os homens puxando jegues e tocando rebanhos de ovelhas. Realmente nesses pontos vimos que beleza que era a viagem.
Após longas horas e poucas parada para ir no banheiro começamos a vizualizar a cidade de Cochabamba que fica entre os andes e o clima agora já era bem diferente do de Sta.Cruz e a cultura parecia está mais amostra. Chegamos por volta de 17:30 em Cochabamba e nos encatamos com a cidade, primeiro pelo visual e segundo pelo seu clima.

2 comentários:

  1. Com certeza Stenio, como voce vai poder acompanhar nos proximos post, a altitude traz alguns efeitos colaterais!!!
    abs!!!

    ResponderExcluir